sexta-feira, 1 de setembro de 2017
Terrina de Carne de Porco
Uma terrina é parecido com um pátê, neste caso é feito com carne de porco, mas desde que exista suficiente gordura e proteína para assentar a terrina, pode-se fazer uma terrina de peixe, aves ou marisco, serve com uma saladinha fresquinha.
Uma terrina mesmo dando um pouco de trabalho é uma forma de conservar e carne, e se tiver coberta por banha dura até 4 meses na geladeira.
Tempo de Preparação: 30 minutos
Tempo para Cozinhar: 02h 30min
Rendimento: 10
INGREDIENTES
300 gr Fígado de Porco (ou de Galinha)
600 gr Carne de porco (carne com alguma gordura)
Bacom em fatias
2 Cebolas
2 Dente Alho
1 Fatia Grande Toucinho
1 Colher Sopa Açúcar
1 Colher Sopa Farinha
1 Colher Sopa Aguardente
1 Colher Sopa Vinho Branco
Pimenta A gosto (Grão e Moida)
Sal a gosto
Banha Para Untar (ou Manteiga)
Estragão 1 Folha
Louro 1 Folha
MODO DE PREPARO
Pica-se os fígados e a carne em quadradinhos (ou melhor passa-se numa máquina, a consistência que se quer é de uma pasta ainda com muitos bocados, não uma pasta super suave, se quiser que as pessoas ao comer, peguem pedaços de carne ou fígado).
Junta-se à carne, as cebolas (pode ir tudo para a máquina), uma colher de sopa de açúcar, pimenta em grão, farinha, aguardente e do vinho branco, mistura-se tudo bem.
Coloca-se numa terrina (ou em qualquer recipiente de vidro que dê para altas temperaturas e de preferência retangular), unta-se com banha, e põe-se no fundo as 2 folhas de louro e estragão e os dentes de alho cortados em fatias grossas.
Em seguida coloca-se a carne dentro da terrina e pressiona-se para não haver espaços livres, depois põe-se por cima a fatia de toucinho, ou o suficiente para cobrir o fundo.
Por fim leva-se para um forno fraco em banho-maria, durante mais ou menos 2 horas e meia, tirar do forno e deixar esfriar antes de desenformar e servir.
Uma terrina é habitualmente servida fria ou a temperatura ambiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário